Quantos litros de leite são necessários para fazer um quilo de Queijo de Coalho? E qual a diferença entre o Queijo Tipo A e o Tipo B? - Emporiopernambucano

Últimas Postagens

Quantos litros de leite são necessários para fazer um quilo de Queijo de Coalho? E qual a diferença entre o Queijo Tipo A e o Tipo B?



Quantos litros de leite são necessários para fazer um quilo de Queijo de Coalho? E  qual a diferença entre o Queijo de Coalho Tipo A e o Tipo B?

O Queijo de Coalho é o queijo mais tradicional e popular do nordeste Brasileiro. Ele é feito a partir da coalhada do leite e tem como principal característica a resistência ao fogo. Por este motivo é comum encontra-lo sendo vendido assado em espetinhos nas ruas do centro do Recife e nas praias do Nordeste, com orégano ou melaço de cana por cima. Mas você sabe quantos litros de leite são necessários para fazer de um quilo de Queijo de Coalho? E qual a diferença entre o queijo Tipo A e o Tipo B?

O Queijo Coalho Tipo A
O queijo Coalho tipo A é feito a partir da coalhada do leite bovino pasteurizada. O leite é aquecido a uma temperatura que varia entre 62°C e 65°C durante 30 minutos (chamado pasteurização lenta); ou a 72°C durante 15 segundos (pasteurização rápida). Em seguida o queijo é resfriado a temperatura de 35°C e acrescido o coalho, o cloreto de cálcio e fermento. A pasteurização do leite é feita para aumentar a validade do produto e eliminar bactérias patogênicas que são prejudicais a saúde humana.
A pasteurização faz com que o leite perca seus aditivos nutricionais naturais como o cálcio e a cultura láctea responsável pelo aroma e sabor do queijo. Por isso nesse tipo de queijo é necessário aplicação de aditivos químicos para restabelecer o cálcio e a cultura láctea perdida durante o processo.

O queijo Coalho Tipo B
O queijo Coalho tipo B é feito a partir da coalhada do leite bovino cru. É o queijo artesanal e o tradicional de Pernambuco. Nesse processo o queijeiro trabalha com o leite cru, ou seja, não pasteurizado e não há aplicação de aditivos químicos.
Nesta variação do queijo as bactérias láticas presentes no leite cru, e que são parte de sua microbiota natural, desempenham um papel determinante no processo de fabricação do queijo. São elas que dão as características do produto: a textura, o aroma e o sabor. Que variam em função das condições da produção do leite: como a região onde é produzido, o clima, a alimentação do rebanho, as condições de maturação, etc. É essa microbiologia diferente em cada região que dá ao Queijo de Coalho as suas características particulares. É essa variedade microbiota que dá aos queijos crus em geral um sabor superior e particular aos queijos feitos a partir do leite pasteurizado. Por outro lado exigi um cuidado redobrado para evitar contaminação com micro-organismos indesejáveis.

Para fazer um quilo de Queijo de Coalho de boa qualidade são necessários de 8 a 10 litros de leite. Tudo depende do rendimento do leite que tende a variar devido ao pasto, ao clima etc. 

Leia mais:
Conheça uma fazenda onde é produzido o legítimo Queijo de Coalho
 http://emporiopeoficial.blogspot.com.br/2016/05/visitamos-uma-fazenda-onde-e-feito-o.html

 

Leia mais sobre o queijo de Coalho

Embrapa

Queijo Coalho Engorda?

Pesquisa diz que Queijo Coalho faz bem a Saude

Queijo coalho furadinho: um risco a saúde humana maio 17, 2015

Planeta queijo. Artigo Super interessante

4 comentários:

  1. Eu gostaria de saber quantas colher de coalho em pó por em dez litros de leite.

    ResponderExcluir
  2. No verão e preciso mais leite pra dar um kilo de queijo porque da menos rendimento que no inverno

    ResponderExcluir
  3. Ja fiz 1k de queijo com 7litros de leite.

    ResponderExcluir
  4. Eu tambem gostaria de saber a quantidade de quanto coalho é colocado pra fazer requeijão ou queijo.

    ResponderExcluir

Emporiopernambucano Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.