Qual a forma mais saudável de adoçar comidas e bebidas? - Emporiopernambucano

Últimas Postagens

Qual a forma mais saudável de adoçar comidas e bebidas?



Este post poderá ajudar você a mudar seus hábitos em relação ao açúcar.Uma dica importante: Quanto mais claro for o açúcar, mais eles recebem, tratamentos químicos e possuem menos nutrientes! 

Valor nutritivo do açúcar, açúcar mascavo e rapadura. EMBRAPA

> Açúcar Refinado: Também conhecido como açúcar branco, é o açúcar mais comum nos supermercados. No refinamento, aditivos químicos como o enxofre tornam o produto branco e delicioso. O lado ruim é que esse processo retira vitaminas e sais mineirais, deixando apenas as "calorias vazias" (sem nutrientes)

> Açúcar Cristal: É o açúcar com cristais grandes e transparentes, difíceis de serem dissolvidos em água. Depois do cozimento, ele passa apenas por um refinamento leve, que retira 90% dos sais mineirais. Por ser econômico e render bastante, o açúcar cristal sempre aparece nas receitas de bolos e doces. (Pouquíssimos nutrientes)

  > Açúcar Orgânico: É diferente de todos os outros tipos porque não utiliza ingredientes artificiais em nenhuma etapa do ciclo de produção, do plantio à industrialização. O açúcar orgânico é mais caro, mais grosso e mais escuro que o refinado, mas tem o mesmo poder do adoçante.

> Açúcar Demerara: Também usada no preparo de doces, esse açúcar de nome estranho é um dos tipos mais caros. Ele passa por um refinamento leve e não recebe nenhum aditivo químico. Por isso, seus grãos são marrom-claros e têm valores nutricionais altos, parecidos com os do açúcar mascavo.



> Açúcar Mascavo: É o açúcar bruto, escuro e úmido, extraído depois do cozimento do caldo de cana. Como o açúcar mascavo não passa pela etapa de refinamento, ele conserva o cálcio, o ferro e os sais mineirais. Mas seu gosto, bem parecido com o do caldo de cana, desagrada a algumas pessoas. 
OBS: Tome cuidado com as marcas de açúcar mascavo comercias alguns fabricantes, para deixar o (falso) açúcar mascavo soltinho, embalam na verdade açúcar branco refinado, que ganha um banho dos restos do preparo do melaço de cana, para ganhar a cor e o aroma característicos, porém sem deixar o produto “grudento”. 

> Rapadura: A rapadura é basicamente o açúcar sem refinamento algum – apenas o caldo de cana cozido até reduzir e se transformar numa barra sólida. A rapadura pode ser usada em substituição ao açúcar refinado, porque trata-se do mesmo alimento, porém na versão integral. 


Qual a forma mais saudável de adoçar comidas e bebidas?
Rapadura X Açucar refinado. EMBRAPA
A regra básica é a seguinte: quanto mais escuro é o açúcar, mais vitaminas e sais minerais ele tem, e mais perto do estado bruto ele está. A cor branca significa que o açúcar recebeu aditivos químicos no último processo da fabricação, o refinamento. No caso do açúcar mascavo o ideal é procurar o produto orgânico pra não correr o risco de esta comprando o açúcar refinado banhado de melaço de cana. Na dúvida a forma mais saudável parece que continua sendo ralar a rapadura, ou usar o Melaço da cana.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Emporiopernambucano Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.